Instituto Pensar - PSB tem 1.270 candidaturas com 67 tentando a reeleição

PSB tem 1.270 candidaturas com 67 tentando a reeleição

Foto: Ruy Baron

Já estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as candidaturas registradas para as eleições de outubro e, em todo o Brasil, 1.270 socialistas estão na disputa deste ano.

Além do ex-governador, Geraldo Alckmin (PSB), que é candidato a vice-presidente na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido Socialista Brasileiro tem 7 candidatos a governador. Outros 5 socialistas concorrer ao cargo de vice-governador.

Leia também: No PSB, 49,9% das candidaturas são de pessoas negras

Na corrida por uma vaga ao Senado Federal, o PSB tem 11 nomes. Outros 445 postulantes ao cargo de deputado federal e 726 concorrem a vagas nas assembleias legislativas de diferentes estados. No Distrito Federal, 25 disputam uma vaga na Câmara Legislativa (CLDF).

Ainda no Senado, 6 socialistas concorrem à vaga de 1º suplente, enquanto 8 disputam a segunda suplência.

Outros

\"\"
Quadro de candidaturas do PSB registradas. Fonte: TSE

Em todo o Brasil, 12 candidaturas disputam a Presidência da República. E 223 disputam 27 vagas aos governos estaduais e distrital e 235 pessoas concorrem a 27 vagas no Senado Federal.

Para a Câmara dos Deputados são 10.227 candidatas e candidatos concorrendo às 513 vagas disponíveis. Em todo o Brasil, existem 1.035 vagas nas assembleias legislativas com 16.241 candidaturas registradas.

No Distrito Federal, 591 pessoas disputam as 24 vagas disponíveis, registrando o maior índice de candidato por vaga do Brasil: 24,63.

\"\"
Fonte: TSE

Reeleição

Entre os socialistas que registram candidatura, 67 concorrem à reeleição. Na disputa aos governos estaduais, Renato Casagrande (PSB) tenta a reeleição no Espírito Santo.

Carlos Brandão (PSB), que assumiu quando Flávio Dino (PSB) se licenciou para concorrer ao Senado, busca ser reeleito no Maranhão. E João Azevêdo (PSB) busca ser reeleito na Paraíba.

O senador Dario Berger (PSB-SC) tenta a reeleição no Senado e outros 18 socialistas buscam a recondução à Câmara dos Deputados. Entre eles, o líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA) e Lídice da Mata (BA).

Nas assembleias legislativas, 44 nomes do PSB disputam a reeleição.

Alckmin muda foto e inaugura campanha nas redes sociais

O ex-governador e candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), fez o seu 1º post da campanha eleitoral nas redes sociais nesta terça(16). Ele trocou as fotos dos seus perfis por uma imagem com o número 13 e nome do candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao lado de Lula, Alckmin divulgou um vídeo em que convida a população para uma "caminhada pela democracia e pela esperança?.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: